Notícias

Evento consolida a Cultura Digital como ação estratégica do MinC

Por Luiz Sammartano

A importância da ação Cultura Digital para a articulação das redes sociais e integração de políticas públicas foi tema de reflexão durante o I Encontro de Bolsistas da Ação Cultura Digital, de 10 a 13 de março, em Brasília. O evento reuniu a equipe de 26 bolsistas que vão desenvolver o projeto de pesquisa Integração de Políticas de Inclusão Digital: Ação Cultura Digital do Programa Cultura Viva e Projeto Casa Brasil. Também passaram pelo encontro secretários do Ministério da Cultura (MinC), estudiosos e especialistas na área de comunicação web.

O projeto surgiu a partir da parceria firmada entre o MinC e o Ministério de Ciências e Tecnologias (MCT). Por meio de aditivo de bolsas ao projeto Casa Brasil, do MCT, foi possível a formação das equipes para acompanhamento do Cultura Digital e unidades Casa Brasil, além do mapeamento das redes. O custeio das bolsas ficou a cargo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

(mais…)

adriana.veloso em Sem categoria

Nenhum Comentário


Nós do Morro – Rio de Janeiro (RJ)

O Nós do Morro foi fundado em 1986, com o objetivo de criar acesso à arte e à cultura para as crianças, jovens e adultos do Morro do Vidigal. Hoje, o projeto se consolidou e oferece cursos de formação nas áreas de teatro (atores e técnicos) e cinema (roteiristas, diretores e técnicos), abrindo e ampliando os horizontes para um sem-número de crianças, jovens e adultos moradores, ou não, do Vidigal.

O Nós do Morro é fruto da idéia do jornalista e ator Guti Fraga. Fraga e um Grupo de jovens moradores locais se uniram para dar início ao então chamado Projeto Teatro-Comunidade: uma idéia inovadora, já que, até então, a maioria dos projetos culturais voltados para as comunidades carentes no Rio de Janeiro vinham de fora e nem sempre se adaptavam à realidade do público a que se destinavam.

fonte: http://www.nosdomorro.com.br/institucional.htm

Referência:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário


Programa Integração pela Música – PIM – Vassouras – RJ

Tudo começou quando o Maestro Claudio Moreira, de uma família de músicos na cidade de Vassouras, RJ, que participava da banda da Sociedade Musical N. S. da Conceição, criada por seu pai, Anecy Duarte Moreira, seus irmãos e outros músicos em 1981, percebeu que as atividades da Banda diminuíam e a transmissão do conhecimento musical estava se rareando. O Ponto de Cultura PIM, Programa de Integração pela Música de Vassouras, município situado no Vale do Paraíba (Rio de Janeiro), promove a capacitação musical de crianças e jovens. A coordenadora Célia de Fátima Pinheiro Moreira conta como tudo começou abaixo, no link para a Web Rádio Cultura Viva.

fonte: http://www.overmundo.com.br/overblog/pim-programa-integracao-pela-musica

Ouça na Web Rádio Cultura Viva

Referências:

Site da instituição: http://www.pim-org.com/

Veja no mapa

Veja matéria completa no Over Mundo

Veja também no Iteia

Clique para baixar video sobre o Pim

marcio.lozano em movimentos

Nenhum Comentário


Moinho Sul Americano – Corumbá (MS)

• O Moinho Cultural Sul-Americano utiliza a dança e música como ferramentas para a construção e exercício da cidadania, com enfoque na cultura sul-americana. Tem o propósito de trabalhar com a transformação humana em busca de seus talentos individuais, no combate à exclusão social e preparar os alunos e seus familiares para o desenvolvimento de suas competências, promovendo a capacitação profissional.

• O público-alvo são crianças e jovens, brasileiros e bolivianos, provenientes de famílias de baixa renda (até 2 salários mínimos). O catalisador desta iniciativa foi a Mostra Corumbá “Santuário Ecológico da Dança” (projeto do Instituto Homem Pantaneiro). Realizado desde 2.000, mostrou grande carência da comunidade de alternativas de entretenimento, manifestações artísticas e divulgação da cultura local, fatos incontestáveis na formação da cidadania..

fonte: http://www.moinhocultural.org.br/entrada-port.htm

Referências:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário


Navegar Amazônia – Macapá – AP

O Projeto Navegar Amazônia desenvolve atividades que visam identificar, fazer prospecção, divulgação e documentação da cultura de comunidades ribeirinhas da região amazônica.

Outra atividade desenvolvida pelo projeto consiste na oferta de oficinas de iniciação em informática, fotografia, edição de vídeo , filmagem e música às comunidades de área de abrangência do Projeto.

Atuamos fortalecendo a cultura local e regional, com foco na produção de mídias digitais, na difusão via internet, através de um sofisticado laboratório de tecnologia de informação e comunicação, instalado no compartimento superior do barco, universalizando o acesso e permitindo desta forma iniciativas de preparação do cidadão para atuar na chamada sociedade da informação.

Fonte: http://www.navegaramazonia.org.br/institucional/apresentacao/

Referências:

Site do Projeto: http://www.navegaramazonia.org.br/

Veja no Mapa

Tv Navegar e outros videos

marcio.lozano em movimentos

Nenhum Comentário


Lumiar – Candeeiro Aceso – Arapiraca (AL)

A Arte e a Cultura voltadas ao desenvolvimento econômico e social Instituída oficialmente em 24 de abril de 2001, a Organização Não Governamental Candeeiro Aceso, com sede na cidade de Arapiraca, tem a arte e a cultura como foco de atuação. Formada por artistas, artesãos e profissionais liberais, a Associação, nestes três anos de existência, tem se consolidado como referencial para a valorização e a produção de bens de cultura na região do Agreste alagoano, através da execução do plano de desenvolvimento Ciranda Cultural, que abrange ações desde a busca de potenciais artistas e artesãos na comunidade, por meio do projeto Mambembe, até a inserção dos mesmos no mercado de trabalho, por meio da Incubadora Cultural do Agreste Alagoano (ICAL), esta última em parceria com o Sebrae/AL e da Usina de Produção Cultural.

As inúmeras ações já desenvolvidas pela Candeeiro Aceso, que incluem a realização de dois festivais de arte (Festa – Festa de Artes de Arapiraca), em 2003 e 2004, atrelados aos projetos em execução, como as oficinas de pintura, poesia e de teatro para moradores de comunidades carentes, têm possibilitado o reconhecimento da entidade pelo Ministério da Educação, Sebrae, Prefeitura de Arapiraca e Governo do Estado, além de empresas da iniciativa privada, que nestes últimos anos tornaram-se parceiras das atividades desenvolvidas.

fonte: http://www.candeeiroaceso.org.br/historico.htm

Referências:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário


Invenção Brasileira – Taguatinga (DF)

Capacita alunos da rede pública de ensino e jovens em situação de vulnerabilidade social em teatro e cultura popular. Inclui a produção de espetáculos.

O presente convênio tem por objeto, o apoio ao projeto Oficina de Teatro Invenção Brasileira, que visa capacitar alunos da rede pública de ensino e jovens em situação de vulnerabilidade social, nas áreas de teatro e cultura popular, incluindo a produção de espetáculos, com base no Programa Cultura Viva/Pontos de Cultura com o fim de propiciar o acesso aos meios de fruição, produção e formação cultural.

fonte: http://mapasdarede.ipso.org.br/mapa/#id=DF001BRA

Referências:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário


Pontão Digital Minuano – Porto Alegre – RS

Bons ventos trazendo boas iniciativas

O Pontão de Cultura Digital Minuano é um projeto da Associação Software Livre.Org em convênio com o Ministério da Cultura dentro do Programa Cultura Viva com a missão de promover o desenvolvimento humano sustentável através do compartilhamento de gestão e conhecimentos.

Seu objetivo é promover o uso de ferramentas de comunicação e produção cultural em software livre para os integrantes dos Pontos de Cultura, Casas Brasil, Rádios Comunitárias, Escolas, Projetos de Economia Solidária, Movimentos Sociais e comunidades assemelhadas, possibilitando a autogestão de seus projetos e incentivando o trabalho colaborativo em redes.

fonte: http://minuano.org/?q=quemsomos

Referências:

Site do projeto: http://minuano.org/

Site da entidade proponente: http://associacao.softwarelivre.org/

Veja no mapa

Veja também no Iteia

Veja videos na TV Sofware Livre

TV Software Livre

Video sobre o oitavo FISL

marcio.lozano em movimentos

Nenhum Comentário


Índios On Line – Salvador (BA)

ÍNDIOS ON LINE é um canal de dialogo, encontro e troca. Um portal de diálogo intercultural, que valoriza a diversidade, facilitando a informação e a comunicação para sete nações indígenas: Kiriri, Tupinambá, Pataxó-Hãhãhãe, Tumbalalá na Bahia, Xucuru-Kariri, Kariri-Xocó em Alagoas e os Pankararu em Pernambuco e para a sociedade em forma geral.Os mesmos índios se conectam a internet em suas próprias aldeias, realizando uma aliança de estudo e trabalho em beneficio de suas comunidades e o mundo.

Nossos objetivos são: Facilitar o acesso à informação e comunicação para diferentes nações indígenas, estimular o dialogo intercultural. Promover aos próprios índios pesquisarem e estudarem as culturas indígenas. Resgatar, preservar, atualizar, valorizar e projetar as culturas indígenas. Promover o respeito pelas diferenças. Conhecer e refletir sobre o índio de hoje. Salvaguardar os bens imateriais mais antigos desta terra Brasil. Disponibilizar na internet arquivos (textos, fotos, vídeos) sobre os índios nordestinos para Brasil e o Mundo. Complementar e enriquecer os processos de educação escolar diferenciada multicultural indígena. Qualificar índios de diferentes etnias para garantir melhor seus direitos.

fonte: http://www.indiosonline.org.br/

Referências:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário


Ideário – Maceió (AL)

A IDEÁRIO é uma Organização cultural, sem fins lucrativos, Sediada em Alagoas, luta pela democratização dos bens culturais; pelo compartilhamento de informações, e fortalecimento da expressões culturais locais. é PONTO DE CULTURA.

fonte: http://www.iteia.org.br/ideario/comp

Referências:

daniel.taterka em movimentos

Nenhum Comentário



Voltar ao topo