#govbar { height: 28px; background: #00500f; } #govbar .overflow { top: 0px; left: 0px; width: 50%; height: 28px; background: transparent url( 'http://www2.cultura.gov.br/govbar/img/background.png' ) repeat-x bottom; } #govbar .container { width: 900px; height: 28px; margin: 0px auto; background: url( 'http://www2.cultura.gov.br/govbar/img/background.png' ) repeat-x bottom; position:absolute; top:0; right:50%; margin-right:-444px; margin-bottom:10px; } #govbar .brasil { float: right; width: 110px; height: 28px; margin-right: -5px; display: block; text-indent: -5000px; background: url( 'http://www2.cultura.gov.br/govbar/img/brasil.png' ) no-repeat bottom right; } #govbar .acesso-a-informacao { float: right; width: 160px; height: 28px; display: block; text-indent: -5000px; background: url( 'http://www2.cultura.gov.br/govbar/img/acesso-a-informacao.png' ) no-repeat bottom right; }
Brasil Acesso à Informação

Últimos Posts

  • Comissão de Educação e Cultura votou 218 propostas em 2010

    1 comentário

    por: marcus.martins, em noticias no dia 20/01/2011

    Agência Câmara-DF, em 19/01/2011

    A Comissão de Educação e Cultura apreciou, em 2010, 218 projetos de lei em 20 sessões deliberativas. Foram aprovadas 136 propostas, 80 foram rejeitadas e os deputados consideraram ainda duas propostas prejudicadas. Ao longo do ano, foram realizadas 14 audiências públicas e seis seminários.[...]

    [...] Outros projetos importantes na área da educação, analisados pela comissão temática, já foram aprovados pelo Plenário em 2010. Entre elas está o Plano Nacional de Cultura (PNC), transformado na Lei 12.343/10. Discutido na Câmara desde 2006, o PNC aponta estratégias e ações para a política cultural do País. A lei define princípios e objetivos para os próximos dez anos, discrimina os órgãos responsáveis pela condução das políticas e define critérios de financiamento

    Leia mais.

    Tags: , ,

  • Plano Nacional de Cultura

    3 comentários

    por: Sheila Rezende, em documentos, noticias no dia 13/01/2011

    Acesse aqui a lei 12.343, de 2 de dezembro de 2010, que institui o Plano Nacional de Cultura – PNC, cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais – SNIIC e dá outras providências.

    Tags:

  • Plano Nacional de Cultura define políticas culturais para os próximos 10 anos

    0 comentários

    por: marcus.martins, em noticias, vídeos no dia 06/01/2011

    TV Câmara-DF, em 06/01/2011

    Editado em 2007, o projeto que cria o Plano Nacional de Cultura foi transformado em lei em dezembro. A lei define princípios e objetivos para a área cultural para os próximos dez anos; discrimina os órgãos responsáveis pela condução das políticas para a área; e aborda aspectos relativos ao financiamento de espetáculos e produtos culturais.

    embedded by Embedded Video

    YouTube Direkt

    Tags: , , ,

  • Educação faz balanço dos trabalhos e destaca Plano de Cultura e Fundo para bibliotecas

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 27/12/2010

    Rádio Câmara – DF

    O Plano Nacional de Cultura, as mudanças na Lei Rouanet e o Fundo de Apoio a Bibliotecas foram destaques na área de educação e cultura neste ano de 2010.

    Ouça aqui a reportagem na íntegra.

    Tags: , , ,

  • Sancionado o Plano Nacional de Cultura

    0 comentários

    por: Larissa dos Anjos, em noticias, vídeos no dia 10/12/2010

    NBR Notícias/Noite, da TV NBR, em 09/12/2010

    embedded by Embedded Video

    YouTube Direkt

    Tags: ,

  • Novo incentivo para a Cultura

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 09/12/2010

    Ministro Juca Ferreira agradece parlamentares pela aprovação do PNC e ProCultura

    randomica_pnc-300x145O ministro da Cultura, Juca Ferreira, esteve, no final da manhã desta quarta-feira (8), na Comissão de Educação e Cultura (CEC) da Câmara dos Deputados, para agradecer o apoio dos parlamentares à aprovação do Plano Nacional de Cultura (PNC), instituído pela Lei nº 12.343, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no último dia 2.

    O texto define os princípios e os objetivos para a área da Cultura, direcionados aos próximos dez anos e também cria o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

    Leia mais.

    Tags: , , ,

  • Nova lei define papel do Estado no apoio à cultura, diz Gilmar Machado

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 07/12/2010

    Jornal da Câmara – DF, Lara Haje e Verônica Lima, em 07/12/2010

    Um dos autores do Projeto de Lei 6835/06, que cria o Plano Nacional de Cultura (PNC) e deu origem à Lei 12.343/10, o deputado Gilmar Machado (PT-MG) avalia que o principal mérito do texto é definir claramente o papel de cada ente da federação no apoio ao setor e aos artistas. A lei foi sancionada pelo presidente Lula no último dia 2.

    O texto define princípios e objetivos para a área cultural para os próximos dez anos; discrimina os órgãos responsáveis pela condução das políticas para a área; e aborda aspectos relativos ao financiamento. O plano está previsto na Constituição, mas precisava de regulamentação. A primeira revisão do PNC deve acontecer daqui a quatro anos, com a participação da sociedade civil.

    “Agora, quem quiser gravar um CD, fazer dança ou teatro vai ter apoio efetivo e o governo terá de colocar fontes claras de financiamento”, disse Gilmar Machado.

    Leia mais.

    Tags: , , ,

  • Criação de Plano Nacional de Cultura repercute na Câmara

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 07/12/2010

    Rádio Câmara – DF, Verônica Lima, em 06/12/2010

    O governo acaba de criar o Plano Nacional de Cultura (Lei 12.343) e o Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais.

    O Plano estabelece diretrizes e metas para atingir objetivos como: reconhecer e valorizar a diversidade; universalizar o acesso dos brasileiros à arte e à cultura; qualificar ambientes e equipamentos culturais; e ampliar a participação da cultura no desenvolvimento socioeconômico do país.

    O Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais terá como objetivos: estabelecer parâmetros para medir as necessidades sociais por cultura; disponibilizar estatísticas e indicadores para caracterizar a oferta e a demanda por bens culturais; e monitorar as políticas públicas de cultura.

    Leia mais.

    Tags: , , ,

  • Presidente Lula sanciona Plano Nacional de Cultura

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 06/12/2010

    Ministério da Cultura tem prazo de 180 dias para estabelecer metas e nomear conselheiros e coordenadores-executivos do PNC

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou na última quinta-feira (2) o Plano Nacional de Cultura (PNC), na abertura da cerimônia de entrega das insígnias da Ordem do Mérito Cultural, no Rio de Janeiro. O texto, publicado dia 3 no Diário Oficial da União, é uma construção coletiva dos parlamentares com o Ministério da Cultura (MinC), com o objetivo de definir as diretrizes da política cultural pelos próximos 10 anos.

    “A aprovação do Plano Nacional de Cultura é uma vitória muito grande, primeiro, porque institucionaliza os avanços obtidos nos últimos anos pelo governo federal na área da cultura e, depois, porque garante a continuidade das políticas culturais no Brasil”, comemora Juca Ferreira, ministro da Cultura.

    Junto com a aprovação do Plano ocorreu também a criação do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC). As diretrizes, objetivos e estratégias contidas no Plano serão fixadas pela coordenação executiva, a partir de subsídios do SNIIC. Essas metas estabelecidas até 2020 serão reavaliadas periodicamente. De acordo com o texto sancionado, a primeira avaliação será realizada daqui a quatro anos.

    Como funcionará?

    A partir da sanção presidencial, o MinC tem 180 dias para estabelecer as metas para a implementação dos objetivos do Plano Nacional de Cultura (PNC). Nesse mesmo prazo, o Ministério deverá criar o conselho e a coordenação-executiva do Plano.

    O Plano Nacional traz diretrizes a serem seguidas pelos estados e municípios, para criarem seus próprios planos de cultura. A adesão, porém, não é automática ou obrigatória. O MinC irá criar protocolos de adesão para esses entes federativos, e então subsidiar, com consultoria técnica e apoio orçamentário, a elaboração desses planos.

    O PNC está previsto na Constituição Federal desde a aprovação da emenda constitucional número 48, de 2005 (que instituiu o Plano e seus objetivos), e tem por finalidade o planejamento e implementação de políticas públicas de longo prazo voltadas à proteção e promoção da diversidade cultural brasileira. O PL aprovado traz as diretrizes elaboradas e pactuadas entre Estado e sociedade, por meio da realização de pesquisas e estudos e de debates e encontros participativos como a 1ª Conferência Nacional de Cultura, Câmaras Setoriais, Fóruns e Seminários. Já a o texto foi um trabalho em parceria entre os Poderes Legislativo e Executivo.

    Ascom/MinC

    Tags: ,

  • Presidente Lula sanciona o Plano Nacional da Cultura

    0 comentários

    por: Sheila Rezende, em noticias no dia 06/12/2010

    Repórter Brasil/Manhã, da TV Brasil, em 03/12/2010

    embedded by Embedded Video

    YouTube Direkt

     

    Tags: , , ,